sábado, 6 de julho de 2013

PROTESTAR É DIVINO




Tem pessoas que protestam contra o tempo. Esse protesto é a lembrança: lembram-se do passado e de outras pessoas. Elas inventaram a fotografia, os recadinhos, os cartões...
Tem pessoas que protestam contra a distância. Elas inventaram a internet, o telefone, o skipe... Também o avião, que une as saudades... Admiro o protesto contra a ditadura da beleza, junto aos inventores da lasanha e da coxinha... Protestos positivos!
Tem pessoas que protestam contra todo o tipo de coisa, mas prefiro – porque me identifico – aquelas que protestam em favor de bons sentimentos. Elas vão muito além dos protestos comuns, contra a corrupção, contra o mau caráter... Tudo a favor dos honestos! E dos criativos!
Em Divino, há cerca de 40 anos, houve um protesto curioso (e ainda atual): um protesto contra a fofoca... De um lado, um grupo de jovens e adolescentes, cansados de terem suas “artes” reveladas a seus pais pelas beatas da cidade. De outro lado, claro, as beatas.
O recado a ser dado: “metam-se com sua própria vida”.
Munidos de uma potente vitrolinha a pilha e muitos discos de vinil, eles tomaram o coreto da praça exatamente às oito da noite de domingo, horário em que a missa terminava.
Montaram um baile com todas as “ primas” que puderam contratar.
Enquanto dançavam, as pessoas desciam as escadas... Olhos esbugalhados, mães escondendo os olhares de suas filhas, queixos caídos, risinhos nervosos.
Imaginem o espanto, o escândalo e os chiliques...
Eles até ficaram de castigo, mas as fofoqueiras passaram a enxergá-los com outros olhos!

Foi esse protesto que me ensinou: é preciso bom humor até pra protestar.

PS – Cresci ouvindo essa história, me deliciando sempre! Agradeço profundamente à pessoa envolvida que me autorizou a contar como esta história realmente aconteceu! Foi o meu primo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Izaida Stela do Carmo Ornelas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...