sábado, 12 de outubro de 2013

FINAL FELIZ



É tudo o que nós divinenses desejamos...
O escritor William Shakespeare já se perguntava: se a rosa tivesse outro nome, teria outro perfume? A questão da escolha do nome “Pedro Ventura” para a nova escola já rendeu! Declarei no facebook minha opção por pensar, analisar e ponderar muito, antes de emitir qualquer opinião. Pronto. Aqui vai, de coração.
Pra quem não conheceu, Sr. Pedro Ventura foi um cidadão muito digno, agricultor, pequeno produtor rural. Todos os sábados ele trazia para a cidade, em sua charrete, frangos, bananas, ovos. Minha mãe sempre o aguardava com suas encomendas. Muito justo que as crianças tenham no nome de sua nova escola um bom exemplo pra suas vidas!
Continuando o raciocínio, a homenagem ao vereador Tercício Vitelbo Givisiez, que tanto se esforçou para que a juventude divinense não tivesse que buscar instrução em outras cidades, deve continuar! Nossas crianças têm que aprender também o sentido da gratidão!
Por conseguinte, que tal se o atual prédio da escola se transformasse em uma Escola de Vida? Seria um lugar em que se agregasse valor maior ao sentido da educação!
Tenho visto a ENORME necessidade de nossos jovens em ter-se um lazer sadio. Estão com poucas alternativas de ocupação de tempo livre, o que consiste num RISCO MORAL muito grande. Embora a maioria dos pais tenha essa IMENSA preocupação, a pequenez de alguns ainda teima em dificultar o acesso de nossos adolescentes ao trabalho, denegrindo o ideal da Guarda Mirim e mesmo denunciando – covardemente - ao Conselho Tutelar a ação de pais que compartilham conosco a idéia de educar pelo trabalho digno. Assim sendo, é muito importante que possamos contar com um “contra-ataque” eficiente: se o menor não pode trabalhar, que ao menos seja garantido a ele o direito a uma brincadeira segura, em todos os sentidos.
Recentemente, a equipe de Taekwondo de Divino recebeu mais de vinte medalhas de ouro, em torneio regional! Parabéns a todos! Pergunto: será que algum desses atletas trocaria sua medalha pela droga oferecida por um traficante? Eis nossa oportunidade!!!
Chego a uma conclusão: a melhor homenagem ao ilustre vereador seria a criação de um Centro de Convivência Jovem na Escola Municipal, pela URGÊNCIA de ações nesse sentido, por sua excelente localização e por sua tradição de acolher a juventude nos Jogos da Cidade – Jodac. Desta forma, cada sala se tornaria referência em algum campo de interesse. O espaço receberia mesas de xadrez, pingue-pongue, damas e outros esportes... Também artesanato, outras artes e expressões culturais deveriam constar. Mas tem que sair do papel e funcionar!
Será um sonho? Não. Será mesmo um final feliz!

Chega de futricada!

Izaida S. C. Ornelas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...