segunda-feira, 31 de março de 2014

UM CACHORRO NUM MONTE DE PALHA...






Com esta expressão, minha avó costumava apelidar a pessoa que não faz nada e nem deixa que os outros façam. Afinal, o cachorro deitado no monte de palha faz um barulho danado, não dorme e nem deixa ninguém dormir!
Assim acontece com o (des)governo e seu aparato legal. A personificação de um cachorro, deitado num monte de palha, noite adentro, é perfeita! Ele não fornece ocupação decente pra crianças e adolescentes, e ainda impede que a sociedade preencha essa lacuna. É o que está acontecendo na questão da Guarda Mirim! 
Andei pensando até que são os traficantes que denunciam e tentam atrapalhar a coisa, visto que seus lucros ficam prejudicados. Se fosse pra implantar uma fábrica de cigarros ou mesmo um alambique de cachaça seria mais fácil! Triste constatação. Foi-se a Guarda Mirim de Carangola e o que o governo vai fazer em contrapartida? Ficou uma espécie de "buraco", que a sociedade não pode tapar porque a Lei não permite. O que é politicamente correto é moralmente correto? Precisamos nos mobilizar, a começar por pensar, por analisar os fatos de forma coerente. Ninguém é a favor de que se abuse do trabalho infantil, mas que se cerque de tanta exigência burocrática é, no mínimo, excesso de zêlo...
Infelizmente isso acontece não só no caso da Guarda Mirim, mas na maioria das ações que a sociedade se propõe a resolver por si. Quanta burocracia, quantos obstáculos, quanta dificuldade! Tem sempre alguém pra entravar, tem sempre uma lei de mil novecentos e antigamente... Como a lei que impede os presos de cumprirem trabalhos forçados, por exemplo. Ela foi criada para que se impedisse que os presos políticos virassem força de trabalho e agora não se pode obrigar o preso a ganhar e prover seu próprio sustento! Enquanto o Legislativo se exime, os funcionários do executivo e judiciário têm que cumprir essas linhas estapafúrdias! Sobram a culpa e a má fama para os juízes e promotores!
Nossos legisladores abrem precedentes sem qualquer preocupação com as consequências... Tudo tem que ter aparência politicamente correta, nos mínimos detalhes. Quando a “patrulha do politicamente correto” sai por aí procurando picuinhas, coitado do povo! Tem sempre um documento que falta, um deslize, uma imperfeição. Quem é perfeito? Quem não tem lá o seu rabinho preso com alguma coisa? Exceto Jesus, eu duvido que haja! E assim nossa hipocrisia toma forma de “proteção”. Deus me livre! Deus nos ajude! Desta maneira somos multados, perseguidos, maltratados, sem que nossas reais intenções sejam levadas em conta! 
Aos que ficam pregando obediência cega, aos que ditam regras estapafúrdias, gosto sempre de lembrar: ESCRAVIDÃO TAMBÉM ERA UMA LEI!!! E amparo MORAL à criança é OBRIGAÇÃO do Estado. Mas a sociedade e o Estado entendem amparo de forma totalmente diferente. Acredito que o Estado impede que a sociedade sequer sonhe com dias melhores.
Resta o pesadelo!


Izaida Stela do Carmo Ornelas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...