sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONVITE





2011 chegou.
Neste novo ano faço um convite aos divinenses.
É quase um desafio...
Nossa situação é difícil. Nossos jovens não têm muitas alternativas, etc.etc.etc.
Os problemas já conhecemos demasiado.
As soluções é que me interessam.
Muitas cidades como a nossa conseguem se promover a partir de ações muito simples. Aliás, tudo que é óbvio é que tende a dar certo.
É o caso da adoção de um projeto amplo, por toda a comunidade, por todos os divinenses, que acolha – e concentre - ações efetivas de melhoria.
Começa com a escolha de um objetivo comum.
Tomamos por exemplo Barbacena: a cidade das rosas. Tornou-se conhecida pela produção de flores, incrementou seus negócios, fomentou o turismo e promoveu um crescimento espantoso. Mais exemplos: Paulínia investiu em cinema e ganhou projeção nacional; Nova Jerusalém, tradicionalizou a encenação da Paixão de Cristo. Por que não nós???
No caso de Divino, não creio que seja viável a vinculação do nome da cidade a algum produto agrícola, haja visto as oscilações constantes de tais produtos.
O que fazer, então?
Vincular a cidade ao que já está sendo o carro-chefe dos projetos para o futuro: a saúde.
Divino: cidade-saúde.
A idéia de adotar o slogan da saúde teve inspiração no trabalho fantástico que vem sendo desenvolvido pelo pessoal da Terceira Idade. Quanta disposição! Que exemplo!
Promovendo a saúde, construímos uma identidade sólida para a cidade, capaz de colocar Divino como exemplo para o país. Um projeto digno de nota no Jornal Nacional! Uma ação-exemplo para todos.
Há muito a ser feito: incrementar a atenção à saúde, sob todos os seus aspectos, construir uma ciclovia e uma pista de caminhada seriam um bom começo.
A prática de esportes, comprovadamente, reduz os gastos do SUS em medicamentos, atendimentos (psicológicos, inclusive) e cuidados. Cumpre, assim, incentivar a prática de esportes.
A educação para a saúde também poderá ser incrementada nas escolas, criando novas gerações focadas na adoção de hábitos saudáveis: alimentação que promove a agricultura; lazer que impulsiona a cultura; aprendizagem facilitada pelo “corpo são”.
Depende realmente de nós.
Com nossos esforços concentrados, vamos construir nosso futuro com bases sólidas.
Torno público meu convite à população, aos vereadores, ao Sr. Prefeito, à Sra. Secretária de Saúde, nossa amiga pessoal, e demais autoridades. Vamos?
E a idéia está aberta. Se não for viável a alternativa saúde, que outra marca seja, então adotada: cultura, artesanato... O que for, mas que seja!
Como todo convite que se preza, favor confirmar presença!
Sem picuinhas, por favor.
Um feliz 2011 a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...