sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONVITE





2011 chegou.
Neste novo ano faço um convite aos divinenses.
É quase um desafio...
Nossa situação é difícil. Nossos jovens não têm muitas alternativas, etc.etc.etc.
Os problemas já conhecemos demasiado.
As soluções é que me interessam.
Muitas cidades como a nossa conseguem se promover a partir de ações muito simples. Aliás, tudo que é óbvio é que tende a dar certo.
É o caso da adoção de um projeto amplo, por toda a comunidade, por todos os divinenses, que acolha – e concentre - ações efetivas de melhoria.
Começa com a escolha de um objetivo comum.
Tomamos por exemplo Barbacena: a cidade das rosas. Tornou-se conhecida pela produção de flores, incrementou seus negócios, fomentou o turismo e promoveu um crescimento espantoso. Mais exemplos: Paulínia investiu em cinema e ganhou projeção nacional; Nova Jerusalém, tradicionalizou a encenação da Paixão de Cristo. Por que não nós???
No caso de Divino, não creio que seja viável a vinculação do nome da cidade a algum produto agrícola, haja visto as oscilações constantes de tais produtos.
O que fazer, então?
Vincular a cidade ao que já está sendo o carro-chefe dos projetos para o futuro: a saúde.
Divino: cidade-saúde.
A idéia de adotar o slogan da saúde teve inspiração no trabalho fantástico que vem sendo desenvolvido pelo pessoal da Terceira Idade. Quanta disposição! Que exemplo!
Promovendo a saúde, construímos uma identidade sólida para a cidade, capaz de colocar Divino como exemplo para o país. Um projeto digno de nota no Jornal Nacional! Uma ação-exemplo para todos.
Há muito a ser feito: incrementar a atenção à saúde, sob todos os seus aspectos, construir uma ciclovia e uma pista de caminhada seriam um bom começo.
A prática de esportes, comprovadamente, reduz os gastos do SUS em medicamentos, atendimentos (psicológicos, inclusive) e cuidados. Cumpre, assim, incentivar a prática de esportes.
A educação para a saúde também poderá ser incrementada nas escolas, criando novas gerações focadas na adoção de hábitos saudáveis: alimentação que promove a agricultura; lazer que impulsiona a cultura; aprendizagem facilitada pelo “corpo são”.
Depende realmente de nós.
Com nossos esforços concentrados, vamos construir nosso futuro com bases sólidas.
Torno público meu convite à população, aos vereadores, ao Sr. Prefeito, à Sra. Secretária de Saúde, nossa amiga pessoal, e demais autoridades. Vamos?
E a idéia está aberta. Se não for viável a alternativa saúde, que outra marca seja, então adotada: cultura, artesanato... O que for, mas que seja!
Como todo convite que se preza, favor confirmar presença!
Sem picuinhas, por favor.
Um feliz 2011 a todos!

2 comentários:

  1. Iza querida, te desejo sucesso em sua luta por soluções,imediatas ou a longo prazo que seja, ai para sua cidade. E que você obtenha sucesso!
    Te desejo uma semana proveitosa em todos os sentidos.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Iza, vim aqui de novo pra te dizer que tem selinho pra você lá no meu blog amiga. Passa lá e pega.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...