domingo, 20 de janeiro de 2013

Tem gente que faz. Tem gente que desfaz.




Após a matéria anterior, diversos comentários e abordagens me conduziram a analisar um pouco mais profundamente a questão.
Em primeiro lugar, bateu muita saudade da Guarda Mirim: extinta e não substituída. Tirada do povo, sem que qualquer outra alternativa fosse oferecida à população que dela se beneficiava.
A Guarda Mirim tirou muito adolescente da badernagem... 
Aquela gente fazia e foi impedida de continuar fazendo.
O problema é que a questão do trabalho adolescente foi completamente resolvida. Desafio a quem “resolveu” esta questão a resolver – com a mesma eficiência - a questão do consumo de álcool entre estes mesmos adolescentes!!! Não vemos, em Divino, adolescentes trabalhando, mas bebendo... 
A Guarda acabou por força da Lei, mas deveria continuar, por força da Justiça. Porque nem sempre a lei é justa. Nem sempre. Afinal, a escravidão também era uma Lei: e reduzia seres humanos a objetos. Pretensamente livres, agora estamos todos juntos, ainda agrilhoados.
E a injustiça muitas vezes é o resultado do cumprimento da Lei. Acontece quando, muitas vezes, a jurisprudência não exprime a prudência que lhe deu origem. Afinal, a extinção desse serviço não levou em conta a amplitude da questão.
Hoje em dia, enquanto as autoridades proíbem o trabalho adolescente, vem o tráfico e os alicia, bem cedo, antes que pais e mães tenham sequer o tempo de lhes ensinar uma profissão... Ao extinguir pura e simplesmente a entidade, uma alternativa deveria ter sido projetada. Deveriam ter pensado nas consequências... 
É o caso de gente que desfaz...
Mas muita gente faz, ainda bem.
O grupo do EJC tem trabalhado muito, com louvor. Aqui mais uma lembrança: no meu tempo, na Casa Paroquial havia um espaço pros jovens com jogos diversos: pingue-pongue, damas, xadrez, etc. O ponto de encontro “bombava” como dizem hoje. Foi obra de Dom José Moreira, sempre antenado com os jovens. Saudade foi o que restou.
A comunidade da Igreja Batista, inclusive, está construindo uma excelente alternativa de lazer para a moçada. Com certeza, a quadra está funcionando segundo a Vontade Dele.

Falta o trabalho de quem ainda nada fez...
Falta o trabalho de quem nada faz...


Izaida Stela do Carmo Ornelas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...