sábado, 16 de maio de 2015

INDIGNAÇÃO






Todo fato que nos sensibiliza e nos põe em movimento é uma indignação. A partir da indignação, nós nos colocamos em digna ação para fazer frente ao mal, à injustiça, à arrogância e ao preconceito.
É ação digna a recusa em tirar uma fotografia ao lado de um político corrupto ou mesmo com aquele cidadão de notória “malandragem”. É dizer “não” ao pedido de voto do candidato que não se porta de forma honesta.
É ação digna cobrar de seu prefeito ou seu vereador uma postura condizente com as promessas feitas em campanha. Também é repreender o funcionário que fala mal da empresa em que trabalha e o servidor municipal que denigre sua cidade. É buscar coerência ética.
É ação digna reconhecer-se imperfeito sempre. E lutar pela evolução, pela reforma íntima. Servir sempre, ao próximo como a ti mesmo, dignamente.
Para se indignar de verdade não basta fazer beicinho, bater o pé... Para se indignar de verdade é preciso combater, reagir, colocar-se em alerta. Não aceitar o bullying, nem o preconceito, tanto quanto não aceitar-se a ingratidão... Ações dignas nascem de dentro para fora, de cada pessoa. E ganham a sociedade.
Sair por aí, protestando por protestar, não tem nada de indignação. Só é legítima a ação que propõe resultados. Quando aponta o problema, acena com a solução. Há reciprocidade no ato; todos os lados crescem.
Indignar-se não é julgar, mas analisar sem pressão de pesos, sem estar medindo nada.
Para quem diz que indignar-se não é um ato caridoso, lembro que, afinal, caridade é coragem. É caridoso deixar que o outro “se dê bem” e não aprenda nada? Onde os acomodados vêm caridade, vejo omissão.
Ações dignas são necessárias. Digo mais: são urgentes!



Izaida Stela do Carmo Ornelas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...