domingo, 7 de abril de 2013

INCÊNDIO NO HOSPITAL





Imagino as dificuldades financeiras do Hospital Divinense como um incêndio.
De imediato, é preciso apagar as chamas. Chamas apagadas, perigo real afastado, cumpre refletir. Não foi a primeira vez que “pegou fogo”. Aconteceu antes. Aconteceu de novo. Como fazer para que não aconteça novamente? Afinal, trata-se de uma instituição muito importante para as pessoas da cidade!
Apesar de alguns prefiram buscar cidades vizinhas para atendimento, quando “o bicho pega”, quem vai te socorrer mais rapidamente vai ser quem mais está próximo a você.
Muito perto, muito longe...
Ainda me lembro de quando o hospital foi construído. Lembro do tapume que encobria a obra de fundação. Eu era uma adolescente de treze anos. Nessa época, meu pai sofreu um acidente e veio a falecer do outro lado da rua, no posto de saúde que funcionava onde hoje é a Delegacia. Se tivesse o hospital, talvez um pouco de alívio à dor dos ferimentos pudesse ser oferecido...
Só sabe quem já viveu. E quem sentiu na carne a falta...
Naquele tempo, a união das pessoas foi impressionante! Paredes simples, grande propósito, muita boa vontade dos divinenses, sob a inspiração do Sr. Adriano Campos Pereira. Lembro que minha mãe, por exemplo, costurou – de graça – uniformes, lençóis e máscaras cirúrgicas. Cada um contribuiu com o que pôde. Não me lembro da inauguração, curiosamente.
O esforço daquelas pessoas não pode ter sido em vão. Não pode ser consumido pelo incêndio da incompetência ou da corrupção. Entretanto, tem gente que prefere ver o circo pegar fogo. Triste. É o caso de pessoas que estão sempre tentando se esconder por trás do umbigo do outro! Elas dizem coisas do tipo “sua coluna no jornal não vai investigar?” ou “o seu amigo juiz não vai fazer nada?” demonstram uma covardia e uma ignorância sem precedentes. Em primeiro lugar, minha coluna no jornal é do tipo “crônica”, que não comporta uma reportagem investigativa. Muita gente não sabe, mas os jornalistas tem sua especialização, como os médicos. Também essa ignorância sobre as funções profissionais atinge quem atribui ao meu amigo Maurílio o poder de investigar. Juízes não podem interferir nas causas que podem vir a julgar. Nem a polícia pode investigar, se não houver uma denúncia. A obrigação de denunciar é do Ministério Público.
Vamos, então, pedir que Divino tenha um Promotor Público efetivo e permanente, exclusivo da Comarca. A permanência de um Promotor na cidade irá, inclusive, auxiliar na melhoria das condições de segurança pública, agilizando processos.
Olha só como uma coisa “puxa” a outra!
O bem e a justiça, quando bem executados, criam uma verdadeira reação em cadeia: o caso do hospital contribui para a segurança; a segurança melhora os índices de desenvolvimento humano da cidade e os índices melhores de IDH justificam investimentos e maiores repasses ao município.
Também vai ser bom que uma auditoria esclareça o que aconteceu, porque dinheiro público é um dinheiro muito sagrado, suor do povo, e como tal deve ser respeitado. Não se trata de “caça às bruxas”, mas de “dar nome aos bois”. Evita-se, desta forma, que muita gente boa seja injustamente classificada. Evita-se também que os “comentaristas” da cidade cometam o pecado de mentir e de levantar falsos testemunhos. Muita utilidade terá, assim, esta auditoria! Vamos saber como o incêndio começou.
Agora, precisamos prevenir novos incêndios: desenvolver um mecanismo protetor para as finanças do Hospital é muito necessário. Transparência! É a resposta que todo cidadão quer ouvir para os esforços de todos os que contribuíram para que a instituição não falisse.
Então por quê não nos mobilizarmos para que novos incêndios não aconteçam?
Vamos cobrar, gente! De todos os lados, de todos os partidos, de todas as religiões, de todas as orientações sexuais, de todas as torcidas, de todos os corações possíveis.
Senão, pode acontecer de novo... E aí, vamos – cada um de nós – assumir a responsabilidade, a culpa e o peso de nossa omissão.


         Izaida Stela do Carmo Ornelas

5 comentários:

  1. Primeira vez que leio e a parabenizo pelo Blog!
    Fico feliz por ver pessoas com intenções sinceras de informar e abrir os olhos de nosso povo que infelizmente são guiados por uma politicagem ignorante e que só visa interesse própio.
    Prabéns Izaida!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Izaída pela iniciativa. Estou divulgando através do meu face tb!!!

    ResponderExcluir
  3. oq dizer da minha prima ? É, sem duvida, a melhor pessoa que conheço, parabéns te gosto muito e que continue sempre assim se importando e falando !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...