sábado, 30 de outubro de 2010

DIVINO PERGUNTA


Mais de um século se passou desde que a vila gerou minha semente de cidade. Muitos personagens desfilaram em minha história. Muitos filhos eu tive...
Eles aqui nasceram, se criaram com o produto de meu solo, se divertiram banhando-se em minhas cachoeiras. Se nutriram de meu sol, se vestiram com a riqueza que lhes pude oferecer. Banquetearam-se com meu gado, deliciaram-se em mim.
Hoje esses filhos blasfemam, repudiam sua origem divinense, porque sou pequeno, humilde e decadente. Como os pais humanos colocados em asilos, igualmente me sinto.
Onde estão meus filhos? Aqueles cujos estudos sustentei sonhando que fossem Juízes de Fora e buscassem para mim flores Viçosas. Acreditando que eles fariam mais Belos meus Horizontes, sarassem as enchentes de meu Rio em Janeiro e tantas outras coisas.
Com o fruto de mim fez-se o conhecimento em suas mentes. Com o conhecimento, a distância. Com a distãncia, o abandono - com gosto de escárnio.
Os irmãos remanescentes - abandonados à própria sorte, carentes de pão, de conhecimento. Abandonados mais e mais...
Apelo aos filhos de minha naturalidade apoio e atenção - a mim e a seus irmãos. No peito, saudade. Saudade de ação e de amor. No coração, esperança. Esperança...
Onde estão meus filhos?
Mas com certeza eles virão. De toda parte. E me tornarão Porto Alegre de prosperidade. Repartirão com cada irmão o Mundo recebido.
Aqui espero, meus filhos.

2 comentários:

  1. Iza, boa noite querida!
    Passando por aqui pra te deixar um abraço e te desejar uma semana abençoada.
    Beijos no seu lindo coração!!!

    ResponderExcluir
  2. olá Izaida!vi a foto de Divino e li o texto e fiquei emocionada!tenho algumas lembranças boas de minha terra natal do tempo em que eu morava na área rural e não conhecia o mal,eu era feliz e não sabia!na minha inoscência e era feliz!depois eu conheci a calúnia,a difamação,porta na cara quando ia procurar emprego,as calçadas de Divino me abrigaram muitas vezes!ah!quantas noites eu dormi ao relento me escondendo para que não me levassem para a FEBEM!hoje eu moro em Curitiba mas não me esqueço um só momento de Divino!eu amo minha cidade que não tem culpa pelas maldades que fazem em seu solo!morro de saudades!!um abraço e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...